Sábado, 23 de Junho de 2007

Dia 14

Todo o pessoal anda no tonga, na capina do café para os lados do Zongo. Apenas os cozinheiros que regressam de levar o funje ao pessoal permanecem no acampamento. Nas casas e no terreiro os meus filhos e a Constança brincam, visto estarem de férias. A Aline, a Laura e a D. Maria, cada uma na sua casa andam ocupadas nas lides domésticas. Eu e o Augusto vamos andar todo o dia com as camionetas Fargo e White a transportar lenha para a cerâmica. No fim do almoço o criado vem dizer-me que anda um preto desconhecido a passear no terreiro. Vou ver o que se passa e de quem se trata. Era o Laurindo do Ambuíla que me diz que precisava de falar com o Augusto. Retorqui-lhe que o Augusto andava na plantação com a camioneta e que hoje era dia de trabalho.

 

            O Laurindo que era filho do velho Mainga, velho amigo que eu muito respeitava, dava a ideia de que teria alguma coisa para me dizer. Falou dos Velhos do Ambuíla, do pai, do Velho Mafuta, do Velho Lussecala e outros que gostavam muito de mim, do patrão “Gracia”, que era bom branco. O Laurindo queria falar mas eu, que estava com pressa, fui-lhe dizendo que estava atrasado e que tinha pessoal à espera para carregar a camioneta. Entretanto aparece a Aline e o Laurindo cumprimenta-a muito respeitosamente.

A sanzala do Laurindo, o Ambuíla, ficava no limite da minha fazenda, a escassos dois mil metros. Com todos os habitantes dessa sanzala eu tinha boas relações, éramos bons vizinhos. Depois de beber um copo de vinho e aceitar um cigarro o Laurindo lá partiu sem falar com o Augusto. E, ainda hoje, eu penso que ele seria portador de alguma mensagem dos velhos em relação ao que viria a acontecer no dia seguinte.

À semelhança de todos os dias, antes do deitar, tentei ouvir a Radio Brazaville mas, nessa noite não consegui. E assim terminou o dia 14 de Março de 1961.

 

publicado por Quimbanze às 17:32

link do post | comentar | favorito

.outras páginas

.posts recentes

. O Kipombo

. A repressão

. O ataque à sanzala do Amb...

. A PIDE

. GENERAL HUMBERTO DELGADO

. Detido pela Pide

. Dia 17

. Dia 16

. DIA 15

. Dia 14

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds