Quinta-feira, 19 de Julho de 2007

Detido pela Pide

           

Hoje, num dia indeterminado de Março, vou ao Uíge  e entro no bar do hotel que está cheio de gente. A certa altura vejo o pide-mor do Quitexe, mais duas pessoas a observarem-me. Terá dito aos outros :

         -         É aquele!

Logo se dirigem para mim, perguntando:

 

- É o João Nogueira Garcia do Quitexe?

- Sou.

- Então acompanhe-nos. Somos agentes da Pide.

 

Sou metido entre os dois, sem saber qual o meu destino nem o motivo porque era detido. No caminho ainda me perguntam se conheço o catequista do Bumbe. Digo que sim. Afinal, o senhor é uma pessoa muito conhecida no Quitexe! E eu sou um dos fundadores da povoação. (Quando passava pelo Bumbe, normalmente pedia um copo de água ao catequista que trazia sempre dois copos e fazia questão de beber primeiro para demonstrar que a bebida não estava envenenada.  Deixa-te disso! Se não tivesse confiança em ti não te pedia água, dizia-lhe.) A carrinha aproxima-se, agora, dum largo. Portão fortemente guardado por soldados de capacetes de aço, cartucheiras de balas ao peito e espingardas de guerra. Estou, afinal no Quartel Militar do Uíge. Lá dentro parece reinar uma certa confusão entre os soldados: ordens para todos os lados. Já no interior, acompanhado pelos pides, sigo junto a uma parede da parada.

 

-         Espere aqui, até o chamarmos!

 

E entram por uma porta. E ali fiquei esperando. Cansado que andava de noites e noites sem dormir, sento-me no chão. Quando já dormitava, ouço uma voz dizer-me:

 

-         Levante-se lá , o que está aqui a fazer?

 

Vi, então, um tenente empunhando um sabre que me apontava conforme me ia levantando. Já de pé, e com o sabre apontado ao pescoço, miro o tenente dos pés à cabeça e, olhos nos olhos, digo-lhe:

 

-         Estou aqui detido às ordens da Pide, que me mandaram esperar.

 

O tenente, vendo que não retirava os olhos dele, começa a gritar para os soldados:

 

-         Qual foi o sacana que deixou o sabre da espingarda aqui no chão?

 

Deu meia volta, como que envergonhado, sem dizer mais palavra e desapareceu entre os soldados. Tinha perdido o sono e o cansaço, não voltei a sentar-me e esperei que os pides aparecessem, o que aconteceu uma meia hora mais tarde. Vêm dizer-me que, afinal, não era a mim que procuravam mas sim o meu irmão Alfredo. Disse-lhes que ele estava em Luanda. Abandonei o Quartel temendo, a qualquer momento, uma bala pelas costas.

 

Agora a minha preocupação era avisar o meu irmão que a Pide o procurava. Consegui telefonar ao meu primo Luís Garcia que se encarregou de o alertar.

publicado por Quimbanze às 19:22

link do post | comentar | favorito

.outras páginas

.posts recentes

. O Kipombo

. A repressão

. O ataque à sanzala do Amb...

. A PIDE

. GENERAL HUMBERTO DELGADO

. Detido pela Pide

. Dia 17

. Dia 16

. DIA 15

. Dia 14

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds